História

A Minicor - Associação Coragem (associação particular de solidariedade social, sem fins lucrativos, regida pelas disposições da lei aplicável e pelos seus estatutos) nasceu pelas mãos dos médicos Dr. Miguel Abecassis e Dr. Rui Anjos e das enfermeiras Filipa Luz e Nazaré Vilhena. Todos eles técnicos de saúde do serviço de pediatria do Hospital Santa Cruz, em Carnaxide. Foram eles que, de uma forma natural, começaram a ajudar os pais com filhos que sofriam de doença cardíaca e compreenderam, desde logo, que ajudando os familiares ajudavam os pequenos corajosos.

Dos quatro técnicos que iniciaram a Minicor - Associação Coragem, passaram a quase duas centenas de sócios nos primeiros anos de atividade. São eles colaboradores do Hospital de Santa Cruz, pais, mães, amigos e até antigos pacientes que partilham - ou partilharam - as mesmas angústias e, ao mesmo tempo, a mesma esperança. Todos eles vivem - ou viveram - a mesma dor e a mesma ânsia de superação. Os que têm mais ajudam os que pouco ou nada têm e estes ajudam com um sorriso, transmitem uma esperança! Na época que antecedeu as modernas técnicas terapêuticas, era a área da saúde pediátrica com maior taxa de mortalidade (aproximadamente 80%, há 35 anos atrás). Em 2012, a taxa rondava cerca de 20%. Ao longo deste período conseguiu reverter-se o índice de insucesso e isso deu-lhes, e continua a dar-lhes, todo o alento para continuarem nesta árdua tarefa de salvar vidas.

Missão

O nosso objetivo é apoiar as crianças corajosas - com todas as formas de doença cardíaca, congénita ou adquirida, - e as suas famílias através da criação desta comunidade de suporte que coloca à disposição dos doentes e das respectivas famílias os meios para lidar com estas doenças e as suas consequências.

Acrescentamos ao nosso objetivo primeiro outros, a saber:

• Promoção e divulgação do conhecimento das doenças cardíacas em pediatria e adquiridas em idade pediátrica;
  • Apoio aos doentes e famílias tratadas no serviço de cardiologia pediátrica do Hospital de Santa Cruz;
  • Colaboração com instituições congéneres nacionais e estrangeiras no apoio a crianças com doença cardíaca e colaboração com o Hospital de Santa Cruz;

Para a realização de todos os seus propósitos, incumbirá à Associação proporcionar aos portadores desta doença a melhor qualidade de vida possível, designadamente através das seguintes ações:

• Promover a sua divulgação nacional;
  • Promover e tomar efectivos, junto de entidades oficiais, todos os meios de acção que visem proporcionar facilidades de diagnóstico, terapêutica, reabilitação do doente, bem como todo o apoio aos seus familiares;
  • Promover ações de índole científica, investigacional e educacional, como por exemplo: identificação precoce da doença; aconselhamento genético; avaliação contínua das potencialidades; programação da intervenção médica e a educação para a saúde; programação de intervenção médica e a educação para a saúde; treino e educação adequados; reavaliação de esestudos cientificos, se possível, multicêntricos; introdução de novas terapêuticas; organização de biblioteca sobre o tema; formação contínua e outras.
  • Promover acções de índole social: colaboração com os meios de comunicação social; colaboração com os fabricantes ew importadores de material terapêutico, lúdico, etc; apoio a instituições que apoiem crianças com doença cardíaca; apoio Às crianças com doença cardíaca e seus familiares durante os períodos de internamento hospitalar ou em outras instituições; colaboração na definição das necessidades específicas das crianças com doença cardíaca; delação ao Ministério Público de quaisquer casos de maus tratos ou abusos; elaboração de uma vulgata a respeito da doença; apoio de manifestações de índole cultural relacionadas, de algum modo, com a doença; exercício do lazer e do desporto; formação profissional.
  • Angariar fundos junto de entidades oficiais e privadas para os fins anteriormente mencionados e, ainda, outros que a Direção entender convenientes

Aniversários das nossas crianças Corajosas

Siga-nos nas nossas redes sociais

Notícias